livro antigos organizados para venda

Os 7 melhores livros de traders que eu já li

Antes de mais nada eu queria comentar que não pretendo falar de livros de day-traders ou qualquer que seja o nome que você utilize para falar de traders que atuam como pessoa física.

Eu até tenho algumas críticas em relação ao assunto, mas pretendo ainda comentar um pouco dos livros de day-traders que eu li e o que eu achei deles.

A questão é que nesse artigo eu vou falar somente dos traders que trabalham para bancos ou fundos de investimento (algo que eu particularmente tinha muita vontade em ser no passado).

Vamos lá?

Livros de traders

Eu separei 7 livros que eu considero muito bons, mas vale lembrar que eu já li mais livros que isso.

Por isso, se você quiser saber mais sobre livros de investimento no geral, eu tenho um artigo com todos os livros que já li rankeados por nota. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Mas se você só estiver interessado(a) em livros de traders é só continuar lendo!

O jogo da mentira (Michael Lewis)

Esse foi o primeiro livro sobre traders que eu li, eu lembro que foi justamente depois de eu ler “A bola de neve“, que conta a história do Warren Buffett.

Eu li porque o Buffett comentava na própria biografia sobre esse livro (não de uma maneira muito positiva) e eu resolvi querer saber mais sobre ele.

Esse é realmente muito bom, conta a história do autor que começou a trabalhar em um banco de investimento na década de 80.

Lewis conta todo tipo de maluquice que acontecia no mercado financeiro, inclusive os bônus recebidos pelos traders que trabalhavam no banco Salomon Brothers.

Eu adorava ir nas entrevistas de emprego e comentar sobre esse livro, não que eu quisesse ser “mala”, mas a ideia era conversar com alguém que conhecesse esse mundo.

O que aconteceu na verdade é que nenhum trader que me entrevistou jamais leu esse livro (talvez qualquer livro no geral também), mas ainda sim foi um livro muito divertido de ler.

Por sinal, preciso reler em algum momento.

The buy side (Turney Duff)

Esse livro é diferente de qualquer coisa que eu já li sobre traders na minha vida.

O livro é uma autobiografia e conta como Turney entrou em Wall Street e se tornou um trader rico e bem sucedido e que depois entrou no mundo das drogas e acabou se perdendo.

Se você já leu um pouco sobre histórias de traders no passado, certamente já ouviu falar que o envolvimento deles com cocaína era bem frequente.

Turney provavelmente foi um dos que mais se abriu para contar sobre o assunto, as histórias chegam a ser um pouco “pesadas”, mas vale muito a leitura.

A jogada do século (Michael Lewis)

Não sei se você percebeu, mas esse livro é do mesmo escritor do primeiro livro que eu citei.

A verdade é que depois do Michael Lewis ter escrito o seu primeiro livro (O jogo da mentira), ele ficou tão famoso que acabou se tornando um escritor profissional.

O livro conta sobre a crise de 2008 e tenta mostrar um lado relativamente cômico sobre o assunto (no livro ele diz que vai tentar evitar o lado cômico, mas pelo que eu li ele não conseguiu).

Esse livro fez tanto sucesso que acabou virando um filme chamado A grande aposta, além desse filme outros dois livro do autor viraram filmes em Holywood, O homem que mudou o jogo e Um sonho possível.

Sendo que todos valem a pena serem vistos, apesar de não serem todos sobre o mercado financeiro.

É difícil achar um autor que escreva tão bem quanto o Michael Lewis, praticamente todos os seus livros se tornaram best sellers (em algum momento pretendo ler todos).

Assim, se você estiver com tempo, vale muito a pena ler o livro antes de ver o filme.

Young money (Kevin Roose)

Confesso que esse não é um dos livros que mais me marcou sobre traders.

O livro na verdade conta sobre pessoas que foram recém-contratadas no mundo dos investimentos (algumas delas eram traders).

Elas são acompanhadas pelo autor do livro no começo de suas carreiras até um certo ponto (não dá para saber tudo o que rolou).

O que mais me chama atenção é que é um livro relativamente recente (2014) e que pode ajudar a entender como funciona o ambiente de quem trabalha no mercado financeiro.

Não é um livro que vai te ensinar a ser um trader ou investment banker, mas vai ter falar um pouco sobre o que essas pessoas passaram nos primeiros anos.

Por que eu saí do Goldman Sachs? (Greg Smith)

Esse segue um pouco o mesmo padrão do livro de cima.

O Greg Smith conta sua história de vida desde os primeiros dias no Goldman Sachs, até o momento da sua saída.

Evidente que trabalhar no Goldman Sachs dos Estados Unidos deve ser uma missão extremamente difícil para um brasileiro (apesar de eu conhecer uma pessoa que conseguiu) , mas não custa nada saber um pouco como funciona esse mundo.

O livro é uma crítica ao banco, como o próprio nome do livro diz, mas é quase impossível não se encantar um pouco com a história.

Cisne negro (Nassim Nicholas Taleb)

Aqui as coisas começam a mudar um pouco…

Imagino que você já tenha ouvido falar do termo “Cisne Negro”, ele foi criado pelo Nassim Taleb, um trader de opções.

Nassim é uma pessoa que deve ler pelo menos uns 150 livros por ano desde os seus 15 anos (isso é um chute).

O livro não conta exatamente sobre a vida de um trader, a ideia principal é comentar sobre o tal do evento “Cisne Negro”, mas como o Taleb trabalhou muito tempo com isso ele acaba comentando diversas vezes sobre traders (geralmente reclamando bastante).

Além disso, o livro é extremamente filosófico e longo, se você não tem muito o hábito de leitura talvez valha mais a pena deixar por último.

Um homem para qualquer mercado (Edward Thorp)

Esse livro também foge um pouco do padrão.

Apesar de uma autobiografia e Thorp ter sido um dos pioneiros no mundo de hedge funding, Throp também inventou o conceito “contar cartas” no Blackjack.

Assim, o livro conta desde o começo da sua história como “contador de cartas”, até o momento em que ele vira gestor de um hedge fund (que na sua época também não era algo tão agitado).

Por último, Thorp era realmente uma pessoa acima da média, o livro dele é ótimo para elevar um pouco o nosso nível e saber como alguém tão visionário passou boa parte de sua vida.

Os próximos livros que eu pretendo ler

Eu tenho alguns livros na minha listinha de traders que eu ainda pretendo ler.

Em algum momento eu atualizo aqui para vocês saberem o que eu achei deles.

Where Are the Customers’ Yachts? (Fred Schwed Jr.)

Esse é um dos livros que eu estou lendo no momento.

Eu sempre me interessei por esse livro porque é um dos livros que eu mais escutei o Warren Buffett comentar.

Assim como Buffett, eu não sou muito fã de gestores/analistas financeiros que possuem yatchs e que deixam os seus clientes sem (brincadeiras à parte).

Apesar de ser um pouco caro, acho que vai valer bastante a leitura.

Vou deixar aqui embaixo alguns outros livros que eu pretendo ler:

  • Fora da curva 2
  • The new market wizards

Quer saber mais sobre livros e investimentos?

Além de livros eu também costumo falar sobre outros assuntos ligados a investimento.

Vou deixar aqui embaixo alguns dos meus artigos favoritos para você dar uma olhada:

Até mais!

*Eu recebo uma pequena comissão da Amazon pelas indicações dos livros que eu faço no blog. Essa é uma forma singela de remunerar o meu trabalho aqui.

PS: Eu não recomendo livros que não tenha lido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *