Market Cap: o que é e como usá-lo a seu favor?

O Market Cap ou Capitalização de Mercado nem sempre costuma ser um termo muito usado.

É muito mais comum escutar em algum lugar falando sobre “as maiores empresas…”.

Acho que Market Cap acaba não sendo tão atraente assim no dia a dia.

Mas você sabe exatamente como ele funciona? Quais são as maiores empresas por Market Cap?

O que é Market Cap?

Market Cap indica basicamente o quanto valem as empresas que estão listadas na Bolsa de Valores.

Esse dado, além de ser muito relevante para os investidores (afinal, todo mundo quer saber o quanto vale a sua empresa), também costuma ser usado para dividir a carteira de investimentos.

Como calcular o Market Cap?

Para se calcular o valor de Capitalização de Mercado de uma empresa basta multiplicar o número de ações com o preço da ação naquele exato momento e você terá o famoso Market Cap.

A fórmula seria algo simples como:

MC = N x P

MC = Market Cap

N = Número de açõs

P = Preço da ação

Por que o Market Cap é tão importante?

O Market Cap além de ser um dado importante para o investidor também é muito utilizado para determinar o tipo de investimento que você faz.

Isso acontece, porque geralmente empresas como Market Cap baixo são consideradas mais arriscadas e as empresas com alto Market Cap são consideradas investimentos mais seguros.

Mas como isso funciona na prática?

Como o Market cap é usado pelos investidores?

Bom, existem diversas classificações sobre como seriam divididas as empresas por Market Cap.

Mas geralmente essas divisões costumam ser feitas nos Estados Unidos, onde o valor das empresas acaba sendo muito maior do que aqui.

Isso acaba gerando certas inconsistências e eu costumo preferir fazer essa definição por algo mais factível aqui no Brasil.

Por isso, eu sempre uso a divisão feita pela B3, que divide as empresas por Capitalização de Mercado por dois tipos de índices.

MidLarge Cap

Como já deu para perceber, a B3 não faz qualquer divisão entre as empresas Mid Caps vs as empresas Large Caps.

Isso pode parecer um pouco frustrante para o investidor, mas a verdade é que a nossa Bolsa de Valores não possui tantos ativos assim para poder ter diversos níveis de diversificação de Capitalização de Mercado.

O índice MidLarge Cap (MLCX) tem como objetivo selecionar somente as maiores empresas do Brasil (15% do topo).

Assim, um investidor que queira investir nessas empresas não precisa fazer todo o trabalho manual de comprar uma por uma, ele pode simplesmente comprar uma ETF que replique este índice.

Small Cap

O Small Cap (SMLL) costuma ser o índice queridinho dos “analistas de investimentos” na hora de recomendar ações para os seus clientes.

Geralmente são empresas que pertencem ao índice Small Cap (baixa Capitalização de Mercado) que tem históricos de crescimento realmente impressionantes.

O problema só é que os “analistas” deixam de lado a parte que uma pequena fração dessas empresas que realmente acabam tendo esse sucesso.

Para resolver esse problema geralmente se compra o “índice inteiro” e não somente algumas empresas, para você reduzir o seu risco.

A B3 faz uma seleção inversa para selecionar as do índice e seleciona todas as empresas que não pertencem ao MidLarge Cap para compor a sua carteira teórica (com algumas restrições para empresas muito pequenas).

Quais empresas têm a maior capitalização de mercado?

Aqui no Brasil a B3 informa todos os dias quais foram as maiores empresas por capitalização de mercado ao final do dia.

Você consegue conferir a lista delas clicando aqui.

Mas se você tem interesse em saber quais são as maiores empresas do mundo, você pode acessar o site da Statista.

O site está em inglês, mas imagino que mesmo que você não seja nenhum expert em inglês vai entender sobre o que se trata.

Como aprender a avaliar melhor as empresas?

Agora que você já entendeu o que é Market Cap, vai ser importante saber se o valor é justo ou se a empresa está sobreavaliada.

Bem, um dos livros que eu mais gostei de ler sobre isso se chama “Valuation” escrito pelo Aswath Damodaran.

É um livro um pouco complexo, mas bem prático sobre como avaliar as empresas.

Se você ainda é iniciante no assunto, tenha em mente que esse livro vai ser quase que um livro de estudo, porque o autor coloca diversas fórmulas e usa termos que costumam ser mais técnicos.

Mas fique tranquilo(a)! Tenho certeza que com um pouco de dedicação você vai conseguir entender.

Ah, para comprá-lo, é só clicar aqui que você vai direto para a Amazon.

Mas se por acaso você não quiser fazer esse investimento no momento (esse livro infelizmente costuma ter um preço um pouco alto), você pode ler mais alguns artigos aqui no blog.

Todo o conteúdo é gratuito e foi feito depois de muita pesquisa e leitura. Assim, mesmo não fazendo grandes investimentos você vai conseguir aprender muito sobre investimentos.

Vou deixar alguns artigos que costumam fazer sucesso aqui no blog, mas qualquer coisa é só voltar para a página inicial.

Até mais!

*Eu recebo uma pequena comissão da Amazon pelas indicações dos livros que eu faço no blog. Essa é uma forma singela de remunerar o meu trabalho aqui.

PS: Eu não recomendo livros que não tenha lido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *