moeda em destaque em volta de várias moedas

Dividendos extraordinários: o que é e qual a importância?

Os dividendos extraordinários não costumam ser uma notícia comum para os investidores, mas sempre que eles aparecem acabam trazendo algumas dúvidas.

“Será que foi algo bom? Devo me preocupar com a situação da empresa?”

Sempre que eu vejo notícias sobre esse assunto eu paro um tempo para analisar tudo o que aconteceu, afinal, às vezes esse valor representa uma grande parcela dos dividendos recebidos.

Vou tentar te passar um pouco sobre os pontos que você deve analisar, vamos lá?

O que são esses dividendos extraordinários?

Como o próprio nome já diz, os dividendos extraordinários referem-se a dividendos que não estavam previstos no planejamento da empresa.

É comum as empresas usarem o termo “dividendos complementares” quando alguma parte do dividendo fica retido, mas quando se trata de “dividendos extraordinários”, é algo que dificilmente acontecerá de novo no curto prazo.

Mas por que as empresas pagam dividendos extraordinários?

Existem alguns motivos pelo qual uma empresa repassa para os seus acionistas os dividendos extraordinários.

Na grande maioria, isso acontece com empresas mais maduras e que percebem que possuem capital demais e não possuem planos para utilizá-lo.

Por isso, para melhorar o ROE da empresa, ela acaba distribuindo esses dividendos aos acionistas.

Eu peguei alguns exemplos para você entender melhor:

Reserva de lucros

A reserva de lucros talvez seja o motivo mais comum para as empresas distribuírem dividendos extraordinários.

Isso acontece porque é natural que as empresas guardem parte dos lucros para construir uma espécie de “reserva de emergência”.

Mas quando a empresa passa muito tempo sem fazer novas aquisições e não sofre com nenhuma crise, ela acaba devolvendo parte dessa reserva.

Afinal, o dinheiro dos investidores têm um custo muito alto para empresa e eles podem ter outros planos mais lucrativos para esse dinheiro.

Eu peguei um caso em que o Bradesco usou desse tipo de situação para distribuir lucros para os seus acionistas.

Redução de reserva de lucros do Bradesco

Em 2019 o Bradesco informou aos acionistas que faria um redução nas reservas de lucro e que esse valor seria distribuído aos acionistas.

Agora veja como foi o impacto desses dividendos extraordinários distribuídos em relação aos dividendos que o Bradesco costuma pagar todos os anos.

Fonte: Bradesco RI

Os dividendos extraordinários praticamente dobraram os dividendos recebidos pelo acionistas ao longo dos anos.

Esse tipo de informação faz toda diferença para quem está analisando o preço de uma ação na hora de investir (antes de acontecer o pagamento, claro).

Nível de endividamento

Um motivo um pouco mais raro para as empresas distribuírem dividendos extraordinários é quando a dívida da empresa acaba sendo reduzida ao longo do tempo.

Isso acontece porque as empresas costumam ter um “valor ideal” de endividamento.

Se por acaso acabam as opções de investimentos, elas podem aumentar o tamanho da dívida e redistribuir esse valor aos acionistas.

Um exemplo disso foi quando a Copasa divulgou em 2020 que faria um pagamento de dividendos extraordinários aos seus acionistas.

A Copasa usou da sua política interna de dividendos em que diz que o múltiplo Dívida Líquida corrente dividido pelo EBITDA deve ficar em torno de 2,1.

O problema de se fazer isso é que os dividendos distribuídos não são frutos do lucro que a empresa teve.

Logo, dependendo da maneira em que é feita pode gerar uma série de críticas dos acionistas…

Por último, veja como foi o impacto desses dividendos extraordinários da Copasa:

Fonte: Copasa RI

Os dividendos foram tão desproporcionais que chegaram a ser praticamente 4 vezes maior do que os dividendos “regulares” para o período.

Venda de ativos

A venda de ativos também costuma fazer com que as empresas distribuam dividendos extraordinários.

Se por acaso a empresa não se preparou para usar aquele capital em algum outro projeto, ela acaba distribuindo para os acionistas.

A BB Seguridade em 2018 passou por uma situação semelhante, ela divulgou via Fato Relevante que distribuiria dividendos extraordinários relativos à venda da participação dela na seguradora Mapfre.

Redução de capital social

Esse não é bem um dividendo extraordinário, geralmente as empresas deixam bem claro que se trata de uma redução de capital, mas mesmo assim eu resolvi incluir na lista.

Assim, se por acaso você viu ele em algum lugar, eu posso comentar um pouco também.

A BB seguridade, além de ter distribuído dividendos extraordinários, também fez uma redução de capital, no caso em 2019.

A empresa informou o mercado de que reduziria o capital por considerá-lo excessivo.

Ela inclusive usou da Lei Nº 6.404 para comentar o fato:

Art. 173. A assembleia-geral poderá deliberar a redução do capital social se houver perda, até o montante dos prejuízos acumulados, ou se julgá-lo excessivo.

Eu coloquei esses dois eventos da BB Seguridade para você analisá-los em relação aos dividendos que costumam ser pagos anualmente pela seguradora.

Dê uma olhada:

Fonte: BB Seguridade RI

As empresas sempre pagam dividendos extraordinários? Posso contar com isso?

Como eu disse lá em cima, esse tipo de dividendos é algo relativamente raro e você não deveria contar com eles no futuro.

Se você pretende fazer alguma estimativa sobre dividendos futuros que irá receber antes de comprar uma ação, eu recomendo que você deixe os dividendos extraordinários de fora.

A não ser que seja algo extremamente justificável ou que você já tenha lido em diversos sites de notícia que existe uma certa recorrência para a empresa que você está avaliando.

O Aswath Damodaran (famoso professor de análise de empresas) comenta em seu livro “Avaliação de empresas” sobre essa questão.

No livro ele fala sobre a questão do lucro operacional da empresa, mas que também poderia ser usada para os dividendos que a empresa distribui:

O lucro operacional que é usado como base para projeções deve refletir as operações contínuas e não incluir nenhum item ocasional ou extraordinário.

Mas será que…

É preciso reinvestir os dividendos extraordinários?

Você já deve ter ouvido falar sobre o efeito de reinvestir os dividendos e como eles impactam o crescimento do seu patrimônio (imagino eu).

Mas vamos imaginar que você esteja aposentado, ok?

Será que você precisa reinvestir os dividendos extraordinários ou você pode usá-lo para, por exemplo, fazer uma viagem?

Eu separei os momentos em que eu acho que você deveria reinvestir os dividendos extraordinários e os momentos em que eu acho que você fica livre para reinvesti-los ou para viajar.

Há necessidade de reinvestir os dividendos extraordinários

Existem dois acontecimentos mais comuns nesse caso.

O primeiro é quando a empresa vende um ativo que dá bons lucros para a empresa.

O segundo é quando o setor que a empresa participa está diminuindo (exemplo: lojas físicas) e ela faz uma redução de capital.

Nesses dois casos eu provavelmente reinvestiria os dividendos recebidos (não necessariamente na mesma empresa) para que eu pudesse manter os meus rendimentos estáveis.

Não há necessidade de reinvestir os dividendos extraordinários

Em casos que uma empresa vende um ativo que dá prejuízo, tem uma reserva de lucro excessiva ou está reduzindo o capital por achar que está em excesso, eu não vejo tanta necessidade de reinvestir o dividendo extraordinário.

Evidente que isso é uma questão muito particular da vida de qualquer um, mas é importante saber que nesses casos o seu rendimento mensal tende a permanecer o mesmo.

Logo, seria uma escolha entre ganhar um pouquinho mais ao longo da vida ou fazer a “tal da viagem” que eu comentei.

Afinal, dividendo extraordinário é algo bom?

No geral, os dividendos extraordinários mostram que a empresa alcançou um nível de crescimento estável e que não achou nenhum outro investimento interessante para fazer naquele momento.

A principal questão aqui é analisar se a empresa distribuiu dividendos extraordinários de uma maneira correta (sem riscos) e se você precisa reinvesti-los ou não.

Para o investidor que gostaria de ver o preço das ações da empresa crescerem no longo prazo, isso pode desanimar um pouco.

Mas mesmo que a empresa demonstre uma certa estagnação, a distribuição dos dividendos extraordinários te deixa livre para usá-los como você bem entender.

No fim, se tudo ocorreu de maneira correta, você não deve ter muita preocupação com esse assunto.

Quer aprender mais sobre dividendos?

Os dividendos extraordinários são um pouco confusos e você talvez precise ler bastante sobre o assunto quando acontecer com você.

Mas acho que com os pontos que eu comentei, você vai saber analisar essas situações com muito mais facilidade.

Agora…

Pode ter outros pontos sobre dividendos que você ainda não tem muito conhecimento.

Eu vou deixar alguns deles que sempre são muito perguntados aqui no blog para você dar uma olhada:

Até mais!

*Eu recebo uma pequena comissão da Amazon pelas indicações dos livros que eu faço no blog. Essa é uma forma singela de remunerar o meu trabalho aqui.

PS: Eu não recomendo livros que não tenha lido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *