pillha de moedas com relogio ao fundo

Reinvestir os dividendos: o que acontece se você não faz?

Imagino que se você começou a investir faz pouco tempo, você ainda pretende seguir reinvestido os seus dividendos.

Afinal, você mal começou a guardar dinheiro para a sua aposentadoria.

Mas se por acaso, pode ser que você já está prestes a se aposentar ou só uma uma pessoa muito curiosa como eu, você provavelmente quer entender melhor o que acontece quando não se reaplica os dividendos.

Vou tentar te mostrar um pouco dessa história.

O Resultado de reinvestir os dividendos

É uma certeza que se você reinvestir seus dividendos, terá um resultado muito melhor do que se não tivesse reinvestido (eu não preciso de escrever um artigo de 3 mil palavras para te explicar isso).

Assim, enquanto pudermos reinvesti-los não tem para que fazer esse tipo de pergunta, a resposta é mais que óbvia.

Mas eu imagino que você tenha interesse em saber o quanto esse efeito de reinvestir os dividendos é relevante e caso você comece a utilizá-los terá algum problema no futuro.

Sem contar que se você é ligeiramente ansioso como eu e relativamente novo, já deve estar fazendo as suas contas para aposentadoria.

Agora deixa eu te mostrar algumas coisas…

Testando o S&P 500

Eu não sei o quanto você conhece, mas o S&P 500 é um índice que reúne as 500 empresas mais importantes dos Estados Unidos.

Eu peguei esse índice porque seria mais fácil de encontrar os dados, mas certamente deve ter uma relação muito similar com o nosso Ibovespa (IBOV).

O gráfico considera que você investiu no S&P 500 em 1980 e foi reaplicando os dividendos que recebeu ao longo dos anos até 2020.

Eu não queria que esse período fosse maior do que 40 anos para que você pudesse ver algo que fizesse sentido, não adiantaria nada eu mostrar um gráfico, por exemplo, de 100 anos (ninguém investe tanto tempo assim).

Fonte: DQYDJ

O efeito dos dividendos é realmente surpreendente quando se considera um período muito longo.

E a não ser que você invista só em empresas que não pagam dividendos, esse efeito “escondido” do mundo das ações vai ser super importante para você.

Afinal, ele nunca aparece em propaganda nenhuma de casa de investimentos, corretoras e afins e também é bem difícil de ser encontrado (tanto que eu escolhi um índice americano).

Mas e quando chegar a aposentadoria, o que fazer?

O que acontece quando não se reinveste os dividendos?

Como você pode ter visto, o nome do blog se chama “Só Dividendos” e não foi por acaso.

Os dividendos tem uma importância enorme nos meus investimentos (apesar de eu não comprar só as empresas com dividend yields altos) e eu fui procurar um pouco sobre esse momento em que você para de reinvestir os dividendos.

Será que eles continuam subindo? Será que eles são uma boa proteção contra a inflação?

Desempenho dos dividendos ao longo do tempo

Eu peguei algumas empresas brasileiras para a gente ver como foi o desempenho delas ao longo do tempo.

Assim podemos avançar nas nossas conclusões.

Desempenho dos dividendos do Itaú

Esse gráfico não considera a inflação e nem os desdobramentos/bonificações que o Itaú teve no período.

Apesar disso, quando se considera esses dois pontos, o resultado costuma ser inclusive um pouco melhor.

Fonte: Itaú RI

Por fim, os resultados que o Itaú deu para os seus acionistas ao longo dos anos foram excelentes.

Foi mais do que suficiente para se manter e ainda crescer um pouco mais.

Mesmo que você tivesse deixado de reinvestir seus dividendos em 2009 (caso tivesse ações do Itaú), você teria tido uma aposentadoria bem tranquila e um pouquinho mais rica 10 anos depois.

Mas vamos ver um outro exemplo.

Desempenho dos dividendos do Taesa

A Taesa é uma empresa muita conhecida por distribuir dividendos para os seus acionistas frequentemente e ter uma relação de preço versus dividendos muito positiva em relação às outras ações da Bolsa de Valores.

Fonte: Taesa RI

Apesar disso, em um período de 8 anos os seus dividendos não tiveram um resultado tão positivo quanto o do Itaú.

Evidente que a Taesa teve um ótimo desempenho olhando um período maior, mas a ideia é só mostrar que alguns problemas podem acontecer com os dividendos ao longo dos anos.

Ah… no caso da Taesa, não houve nenhum desdobramento/Bonificação, nesse caso só precisaria ser feito o ajuste da inflação.

Por sinal, falando em inflação…

Dividendos estão protegidos da inflação?

Talvez depois de você ter visto o desempenho da Taesa tenha ficado um pouco receoso em relação à ao ajuste da inflação pelos dividendos, mas a verdade é que não podemos fazer da regra a exceção.

Pensando de maneira racional, os dividendos deveriam acompanhar a inflação, já que as empresas costumam repassar os custos para os clientes.

Mas esse assunto não é tão simples quanto parece, a inflação não é tão homogênea para todos os setores e muito menos para todas as regiões.

Por isso, eu escrevi um artigo mais completo sobre o assunto, caso você tenha interesse (clicando aqui você vai direto para ele).

Como se proteger dos riscos de deixar de receber dividendos?

Um exemplo que eu sempre gosto de comentar é um citado no livro “Axiomas de Zurique” (link Amazon) em que o autor cita a jornada de uma investidora chamada Paula.

A Paula era operária da Ford e investiu todas as suas economias durante a sua carreira (inclusive reinvestindo os seus dividendos) para viver de dividendos na aposentadoria.

O problema foi que a Ford passou por alguns problemas durante a década de 80 e acabou reduzindo o pagamento de dividendos.

Logo, a Paula teve que vender suas ações para manter o padrão de vida, mas claro, teve que vender as ações com uma grande desvalorização.

Assim, mesmo quando a Ford voltou a dar resultado, o restante das ações que a Paula tinha já não eram mais suficientes para manter seu padrão de vida…

Eu imagino que você não vá colocar todo seu investimento em ações da Ford e inclusive reinvestir todos os dividendos que você recebeu (ironia), mas é sempre bom relembrar o assunto.

Quer saber mais sobre dividendos?

Acho que você já entendeu um pouquinho o efeito de reinvestir os dividendos ao longo do tempo e como eles podem ajudar na sua jornada rumo a aposentadoria.

Também deve ter entendido um pouco dos riscos de se sacar todo o dividendo recebido (Taesa e Paula).

Mas vou deixar um artigo aqui que costuma fazer muito sucesso no blog e que reúne as 100 empresas da Bolsa de Valores que mais pagam dividendos.

Ah vou deixar mais alguns também, caso você se interesse.

*Eu recebo uma pequena comissão da Amazon pelas indicações dos livros que eu faço no blog. Essa é uma forma singela de remunerar o meu trabalho aqui.

PS: Eu não recomendo livros que não tenha lido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *